Bancos anunciam mudanças que valem a partir de HOJE (09/07); entenda

Os extratos dos bancos vão passar por mudanças significativas. Os documentos terão nomenclaturas padronizadas, trazendo mais clareza para os clientes. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), essa padronização visa facilitar o entendimento dos extratos, especialmente para aqueles que possuem contas em mais de um banco.

Bancos anunciam mudanças que valem a partir de HOJE (09/07); entenda. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Esta mudança inicial dos bancos focará em operações de saque e depósito. A expectativa é que, posteriormente, essa padronização se estenda a outras transações financeiras, facilitando o entendimento dos clientes.

Walter Faria, diretor-adjunto de serviços da Febraban, destaca que a iniciativa visa universalizar informações e ampliar o acesso da população aos serviços bancários. Com a nova padronização dos bancos, agora, os extratos agora oferecem uma visão detalhada das movimentações financeiras, destacando entradas e saídas de dinheiro, o que facilita o controle financeiro dos clientes. 

Por exemplo, depósitos de cheques em caixas eletrônicos serão identificados como “DEP CHEQUE ATM” e saques em dinheiro na agência como “SAQUE DIN CARTAO AG”. A padronização das nomenclaturas utilizadas pelos bancos tem o objetivo de reduzir a confusão causada pelas mais de 4.000 variações atualmente em uso. 

Essa diversidade de termos dificulta a compreensão dos extratos pelos clientes. Além disso, muitos consumidores desconhecem o direito ao acesso gratuito aos extratos bancários. Para contas correntes, os bancos oferecem até dois extratos gratuitos dos últimos 30 dias.

É importante consultar a instituição bancária para esclarecer eventuais tarifas relacionadas à emissão de extratos. Veja abaixo o passo a passo de consulta do extrato bancário, enquanto neste artigo eu te apresento as novas mudanças no PIX. Confira!

Como consultar o extrato fornecido pelos bancos?

Quando se trata de acessar o extrato bancário, os métodos podem variar conforme o banco ou instituição financeira. As opções comuns incluem internet banking, aplicativo móvel, caixas eletrônicos, agências bancárias e central de atendimento telefônico.

Recomenda-se contatar diretamente a instituição em caso de dúvidas sobre os procedimentos específicos de acesso ao extrato.

Quais serviços podem ser acessados pelo extrato bancário da conta corrente?

  • Cartão com função débito,

  • Segunda via do cartão de débito, exceto nos casos de perda, roubo, furto, danos e outros motivos que não são de responsabilidade da instituição financeira;

  • Até quatro saques por mês (incluindo saque por cheque);

  • Até duas transferências entre contas do mesmo banco;

  • Até dois extratos com a movimentação dos últimos 30 dias;

  • Até dez folhas de cheques desde que tenha direito ao talão de cheques;

  • Consultas de saldo pela internet, sem limites;

  • Compensação de cheques;

  • Extrato anual detalhado com todas as tarifas pagas, incluindo juros bancários, fornecido até 28 de fevereiro do ano seguinte;

  • Prestação de qualquer serviço realizado por meios eletrônicos, desde que sua conta seja movimentada por meios eletrônicos como internet e caixa eletrônico, por exemplo.

Quais serviços podem ser acessados pelo extrato bancário da poupança?

  • Cartão com função movimentação;

  • Segunda via do cartão, exceto nos casos de perda, roubo, furto, danos e outros motivos que não são de responsabilidade da instituição financeira;

  • Até dois saques por mês;

  • Até duas transferências entre contas do mesmo banco;

  • Até dois extratos com a movimentação dos últimos 30 dias;

  • Consultas de saldo pela internet, sem limites;

  • Extrato anual consolidado, discriminando mês a mês os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas, juros, encargo e demais despesas

  • Prestação de qualquer serviço realizado por meios eletrônicos, desde que sua conta seja movimentada por meios eletrônicos como internet e caixa eletrônico, por exemplo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.