Lucro do FGTS chega como BÔNUS na conta de trabalhadores sortudos; veja valor

Os trabalhadores brasileiros de carteira assinada terão uma novidade nos lucros do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)! Agora, o lucro referente ao ano de 2023 será distribuído aos trabalhadores a partir do final de agosto de 2024

Lucro do FGTS chega como BÔNUS na conta de trabalhadores
sortudos; veja valor. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A estimativa é que o valor total ultrapasse R$ 14 bilhões, impactando positivamente a vida financeira de milhões de pessoas.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o FGTS, confira.

Como funciona a distribuição?

  • Reunião decisiva: em 23 de julho, o Conselho Curador do FGTS definirá o valor final do lucro a ser distribuído;
  • Crédito na conta vinculada: o valor do lucro não será depositado diretamente na conta bancária do trabalhador, mas sim creditado na conta vinculada do FGTS;
  • Saque liberado apenas em situações específicas: o saque do lucro do FGTS só é permitido em casos como demissão sem justa causa, aposentadoria, compra de casa própria, entre outros previstos em lei.

Consulta ao saldo

Para realizar a consulta ao saldo, é necessário acessar o aplicativo Caixa FGTS ou o site da Caixa Econômica, nos dois casos é preciso inserir os dados de login e senha.

O que é o FGTS?

Criado em 1966, o FGTS é um benefício trabalhista destinado a proteger os trabalhadores demitidos sem justa causa. Todo empregador deve depositar mensalmente 8% do salário do empregado em uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Esses valores são mantidos em contas individuais na Caixa Econômica. Assim, os recursos do FGTS podem ser utilizados pelos trabalhadores em diversas ocasiões, incluindo:

  • Demissão sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Aquisição da casa própria;
  • Tratamento de doenças graves, como câncer ou AIDS.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.