Extratos bancários passam por mudanças a partir de hoje (08/07)

A medida adotada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) deve trazer uma padronização para os extratos bancários. Com isso os consumidores terão mais facilidade na hora de conferir as informações. Entenda melhor o que vai mudar para você.

Extratos bancários passam por mudanças a partir de hoje (08/07) (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Os brasileiros têm enfrentado mudanças nas cobranças e no acesso às informações bancárias. As primeiras foram relacionadas aos cartões de crédito. Agora, os extratos bancários passam por mudanças que devem facilitar o acesso às informações. A alteração foi confirmada pela Febraban e entra em vigor a partir de hoje, 08/07.

Mudanças nos extratos bancários

  • De acordo com a Febraban, atualmente há mais de 4 mil nomenclaturas bancárias.
  • Por isso a Federação decidiu fazer uma padronização das nomenclaturas bancárias, tornando a compreensão mais fácil.
  • Inicialmente a alteração será aplicada apenas às operações de saque e depósito, mas depois elas serão ampliadas às demais operações.
  • Algumas instituições bancárias utilizavam a nomenclatura “depósito de cheque no ATM”, para a operação de depósito de um cheque feito em um caixa eletrônico. Agora todas as instituições terão que usar a sigla “DEP CHEQUE ATM”.
  • Em caso de saque de dinheiro no caixa com uso do cartão a sigla usada será “SAQUE DIN CARTAO AG”.
  • O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, afirmou que essa mudança deve deixar o acesso à informações mais acessível, fazendo com que os clientes que tenham contas em mais de uma instituição bancária possam compreender as informações de todas elas.
  • As medida tem objetivo de tornar a compreensão das informações mais acessível, principalmente para os clientes que possuem ou precisam acessar contas bancárias de mais de uma instituição financeira.
  • Com isso, as 4 mil nomenclaturas serão reduzidas de forma significativa.
  • A Febraban disponibiliza um arquivo com todas as mudanças de nomenclaturas, para acessá-lo, clique aqui.

Segundo a especialista do FDR Laura Alvarenga, o Banco do Brasil está com uma novidade referente ao Imposto de Renda, clique aqui e confira.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.