Lula toma decisão sobre salário mínimo que mudará a vida dos idosos

Depois de especulações de que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria planejando desvincular benefícios previdenciários do salário mínimo, o próprio presidente se pronunciou. A decisão tomada por Lula vai impactar a vida de boa parte dos idosos. 

salário mínimo
Lula toma decisão sobre salário mínimo que mudará a vida dos idosos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Na última segunda-feira (1) o presidente Lula voltou a se posicionar sobre a possibilidade de desvincular o reajuste do salário mínimo de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), como as aposentadorias e as pensões. O caso estaria sendo discutido por técnicos do governo. 

Lula garante que não vai mudar as aposentadorias 

A ideia que foi divulgada por técnicos do ministério do Planejamento e Orçamento era de colocar fim ao reajuste de aposentadorias, pensões e benefícios temporários do INSS com base no salário mínimo. 

Isso porque, desde 2023 o salário mínimo é reajustado acima da inflação já que considera o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes. Impedindo que esses benefícios sejam reajustados com esse cálculo, o governo cortaria gastos. 

Questionado sobre essa possibilidade, o presidente Lula negou. Eu não faço isso porque não é correto do ponto de vista econômico, político e humanitário. Você tentar jogar a culpa de qualquer ajuste que você tenha que fazer em cima do mínimo. O mínimo é o mínimo”, disse. 

O chefe da União admitiu que o “governo precisa parar de gastar“, mas reforçou que este novo índice de reajuste do salário mínimo foi criado justamente paraaumentar o poder de compra das pessoas mais humildes desse país”.

Impacto do salário mínimo nas contas públicas

Cada R$ 1 de reajuste no salário mínimo representou aumento de R$ 349,9 milhões nas despesas do governo em 2024, calculou o Relatório de Riscos Fiscais da União.

Isso porque, além de servir como quantia mínima para remuneração por 8 horas diárias trabalhadas, o valor também é parâmetro para:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile