Empréstimo FACILITADO já está liberado para quem recebe o auxílio-acidente? Entenda

Boa notícia para quem recebe auxílio-acidente do INSS! Um projeto de lei está em análise no Congresso Nacional para realizar a liberação ao acesso ao empréstimo consignado para essa categoria.

Empréstimo FACILITADO já está liberado para quem recebe
o auxílio-acidente? Entenda. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Mas atenção: ainda é apenas uma proposta e precisa ser aprovada pelas duas casas legislativas e sancionada pelo presidente Lula para se tornar lei.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica mais sobre empréstimo consignado, confira.

O que o projeto propõe?

  • A liberação de até 45% da renda do beneficiário para empréstimos consignados, financiamentos e arrendamentos mercantis;
  • 40% desse valor seria destinado a empréstimos, financiamentos e arrendamentos mercantis;
  • Os 5% restantes seriam para amortização de despesas feitas com cartão de crédito consignado ou cartão consignado de benefício, ou para saque em dinheiro por meio desses cartões.

Quem pode ter direito?

O projeto irá beneficiar os trabalhadores que recebem o auxílio-acidente do INSS em decorrência de um acidente que causou sequelas permanentes e reduziu sua capacidade para o trabalho.

Vale lembrar que contribuintes individuais e facultativos não têm direito ao benefício.

Para solicitar o auxílio-acidente, é necessário:

  • Ser segurado do INSS na época do acidente;
  • Estar filiado ao INSS na época do acidente como: empregado urbano/rural, empregado doméstico (para acidentes a partir de 01/06/2015), trabalhador avulso ou segurado especial (trabalhador rural);
  • Não há carência para solicitar o benefício.

Como solicitar o auxílio-acidente?

  • Acesse o aplicativo Meu INSS ou ligue para a central 135 e peça o benefício;
  • Aguarde o comunicado com a data e horário da perícia médica;
  • Acompanhe o andamento do seu pedido pelo Meu INSS, na opção “Consultar Pedidos”.

A liberação do empréstimo consignado para beneficiários do auxílio-acidente pode proporcionar maior flexibilidade financeira para esses cidadãos. No entanto, é essencial que a proposta seja cuidadosamente avaliada pelo Congresso para garantir que não comprometa a segurança financeira dos beneficiários.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.