Antecipação do abono salarial PIS/PASEP pode te beneficiar; veja possibilidades

O abono salarial é um benefício pago anualmente aos trabalhadores brasileiros regulamentados pelo PIS (Programa de Integração Social) para trabalhadores da iniciativa privada e pelo PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) para servidores públicos. 

Antecipação do abono salarial PIS/PASEP pode te
beneficiar; veja possibilidades. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Até o momento, o benefício é pago dois anos após o trabalhador adquirir o direito, porém, o presidente Lula e o TCU (Tribunal de Contas de Pernambuco) estudam uma antecipação do abono PIS/PASEP.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre o PIS/PASEP, confira.

Abono PIS/PASEP 2025 será antecipado?

O TCU vem estudando sobre o pedido de antecipação do abono PIS/PASEP, assim, o prazo seria de apenas um ano após o direito de receber o abono salarial, revertendo a medida implementada em 2020.

Apesar disso, a medida não vem sendo bem recebida pelo governo, pois se acatada, pode ocorrer a duplicação de pagamento PIS/PASEP em 2025 ou nos próximos anos, aumentando a retirada de dinheiro dos cofres públicos.

Com isso, existe uma estimativa de que uma mudança no cronograma de pagamentos do abono salarial tornaria um gasto de R$ 30 bilhões aos cofres públicos, comprometendo valores que poderiam ser distribuídos para outras áreas.

Entenda mais sobre o assunto no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Quem tem direito ao saque do PIS/PASEP?

Para saber se você tem direito ao abono salarial do PIS/PASEP, você pode consultar sua Carteira de Trabalho Digital ou o portal gov.br. Ao acessar, poderá verificar se preenche todos os critérios para receber o benefício.

Para receber o abono é necessário:

  • Ter um cadastro no programa PIS/Pasep por, no mínimo, cinco anos;
  • Ter trabalhado na empresa por, pelo menos, 30 dias, no ano-base;
  • Ter recebido até dois salários mínimos no período;
  • Estar com dados atualizados no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.