São Paulo substitui antigo RG por novo documento; entenda a novidade e não fique de fora

O estado de São Paulo está fazendo a substituição do antigo RG pelo novo documento. Agora cidadãos podem ter mais elementos de segurança e um documento com padrão nacional. Tudo isso de forma gratuita; entenda melhor essa novidade.

São Paulo substitui antigo RG por novo documento; entenda a novidade e não fique de fora  (Imagem: FDR)

A partir de hoje, 1º de julho, em todo o estado de São Paulo a emissão do antigo RG será substituída pela emissão do novo documento de identidade. A CIN, Carteira de Identidade Nacional, já está sendo emitida em praticamente todo o país. A grande novidade é a adoção de um padrão único em todo o país.

Apenas na Bahia, Amazonas e em Roraima ainda não iniciaram a emissão do documento. Entre as justificativas estão o processo demorado de modernização do sistema.

Substituição do antigo RG em São Paulo

  • O governo do estado anunciou que vai substituir a emissão da primeira via do RG antigo pela Carteira de Identidade Nacional.
  • A primeira via do documento é gratuita em todo o país.
  • Como se trata de um documento nacional, os cidadãos podem fazer a emissão até mesmo fora do estado em que residem.
  • Para possibilitar esse atendimento ampliado à população o governo estadual decidiu ampliar os canais de agendamento.
  • Agora a população conta com agendamento pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, o serviço será oferecido no portal, totens e WhatsApp do programa.

O colunista do FDR, Ariel França, ensina como emitir o documento de qualquer lugar do país:

Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em São Paulo

  • Para fazer a emissão é necessário ter uma conta Gov.br; estar com o CPF em situação regular na Receita Federal; não ter feito outra solicitação de emissão do documento.
  • Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo representante legal, que deverá apresentar um documento de identificação original e cópia.
  • Para a emissão o cidadão deve apresentar CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia simples).
  • Caso deseje inserir o número da CNH ou de outros documentos, será necessário apresentá-los também.

A especialista do FDR, Lila Cunha, apresenta as vantagens desse novo documento de identificação dos brasileiros.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.