O Tribunal de Contas da União deu o prazo de 90 dias para o INSS endurecer seu sistema e evitar as fraudes contra aposentados do INSS. A medida foi tomada após identificação de ações criminosas contra os segurados do Instituto. Entenda melhor os desdobramentos dessa ação.
Após identificação de fraudes contra os aposentados o TCU deu o prazo de 90 dias para o INSS endurecer o seu sistema. Essa ação deve evitar que os idosos sejam vítimas de práticas criminosas que reduzem o valor dos benefícios. Há algum tempo o a especialista do FDR Lila Cunha já havia abordado o tema.
INSS deve investir em mais segurança
- O julgamento aconteceu no dia 5 de julho e determinou que o INSS melhore o seu sistema de segurança.
- Com isso será possível evitar a cobrança de mensalidades e parcelas de empréstimos consignados, que vinham acontecendo e reduzem o valor recebido.
- Pela determinação dos ministros do TCU o INSS terá que fazer melhorias em seu sistema de biometria ou assinatura eletrônica.
- Esses dois recursos devem trazer mais garantias de que o empréstimo foi de fato contratado pelo aposentado.
- O Instituto Nacional do Seguro Social já havia adotado uma importante medida para a prevenção desses descontos: o bloqueio de descontos em novos benefícios.
- Com isso, se um novo aposentado desejar pegar um empréstimo ele terá que autorizar no sistema.
- Para o TCU essa medida também deve ser endurecida, fazendo com que a autorização seja feita toda vez que ele pedir um empréstimo.
No vídeo abaixo o colunista Ariel França ensina a desbloquear o benefício do INSS:
Descontos não autorizados na aposentadoria
- Na denúncia recebida pelo Tribunal de Contas da União foram apontadas associações que passaram de zero para 340 mil membros de 2021 a 2023.
- Em outro caso uma associação, no período de dois anos, ampliou o número de associados de três para 600 mil.
Se você percebeu um desconto não autorizado na sua aposentadoria, clique aqui que eu te ensino como fazer o cancelamento.