Aposentadoria tem idade mínima atualizada para quem já teve a carteira assinada

Desde 2019 a aposentadoria tem idade mínima atualizada anualmente, fazendo com que o descanso seja um pouco adiado para algumas pessoas. Essa atualização acontece por causa da Reforma da Previdência. Antes de fazer o seu pedido, confira as regras para se aposentar neste ano.

Aposentadoria tem idade mínima atualizada para quem já teve a carteira assinada 

A Reforma da Previdência acabou gerando uma idade progressiva para a aposentadoria. Isso tem feito com que muita gente fique em dúvida sobre a idade mínima para se aposentar em 2024. Se você está sonhando com esse descanso, esta matéria vai interessar.

Vale lembrar que para se aposentar é necessário ter feito contribuições à Previdência Social, órgão responsável pelo INSS. A colunista especialista Lila Cunha, especialista do FDR, apresenta os valores da contribuição neste ano.

Requisitos para aposentadoria por idade em 2024

  • Neste ano para se aposentar é necessário ter 65 anos de idade, se homem, e 62 anos, se mulher.
  • Também é necessário que o segurado atenda a outro requisito: Ter feito, pelo menos, 180 contribuições.
  • Caso se trate de aposentadoria rural, a idade mínima é reduzida em 7 anos para mulheres e 5 anos para homens. 
  • Antes da Reforma a idade mínima era de 60 anos para as mulheres e 65 para os homens.
  • A aposentadoria atualmente tem o valor de 60% da média do valor dos salários de contribuição.
  • Ainda há um acréscimo de 2% para cada ano que ultrapasse os 20 anos de contribuição para homens e 15 para mulheres exigidos pelo INSS.

Como pedir aposentadoria do INSS?

  • Atualmente o INSS recebe os pedidos pela internet, basta que o segurado acesse o site do Meu INSS ou aplicativo oficial do Instituto.
  • Em algumas situações é possível que o segurado seja convocado para uma perícia médica presencial em uma agência da Previdência.

No vídeo abaixo o colunista Ariel França traz mais informações sobre a aposentadoria neste ano:

Estudantes universitários também podem fazer contribuição ao INSS, garantindo assim os benefícios da Previdência; clique aqui e saiba como fazer essa contribuição.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.