Depois de anunciar um aumento da tarifa de energia elétrica que chocou muita gente, o governo voltou atrás. A gestão do presidente Lula vai investir mais de R$ 200 milhões para reduzir a tarifa. Veja quem são os brasileiros que serão beneficiados.
Na última quinta-feira, 04/07, o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, assinou importante portaria que vai reduzir a conta de luz de muitos brasileiros. A medida foi tomada para impedir o aumento de 44% anunciado em setembro do ano passado.
Essa parcela da população já enfrentava uma tarifa alta, e poderia ser afetada mais uma vez com o mais novo reajuste anunciado nesta semana.
Redução na conta de luz
- Em setembro do ano passado a ANEEL anunciou um aumento da tarifa de energia elétrica no estado do Amapá.
- Como foi noticiado pelo FDR na época, esse reajuste de 44% tornou a tarifa mais alta cobrada no país.
- A Portaria Normativa Nº 793/GM/MME é uma resposta à promessa do presidente Lula sobre ações que garantiriam a redução da tarifa no estado.
- Ao todo serão destinados R$ 224 milhões para o custeio da energia elétrica no estado, recurso que vem do Comitê Gestor do Pró-Amazônia Legal (CGPAL).
“O Norte do Brasil, graças às nossas hidrelétricas, é a região que mais produz energia, porém é a que mais paga por esse serviço. Não é justo que os estados que mais geram energia sejam os que têm as tarifas mais altas. A publicação dessa portaria representa um grande avanço e nós estamos, definitivamente, resolvendo esse problema”, comemora Silveira.
Nesta semana a ANEEL anunciou o uso da bandeira amarela em todo o país, tornando a conta de luz mais cara. A especialista do FDR Laura Alvarenga apresenta uma alternativa para reduzir a sua conta.