Empréstimo consignado do FGTS é lançado pelo governo e trabalhadores podem contratar com juros menores

Trabalhadores podem pedir empréstimo consignado usando os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço como garantia de pagamento. Novidade faz parte do FGTS Digital e oferece juros mais baixos. Veja como fazer a contratação.

Empréstimo consignado do FGTS é lançado pelo governo e trabalhadores podem contratar com juros menores (Imagem: FDR)

Desde março deste ano o FGTS Digital está em funcionamento, trazendo um sistema mais moderno para os brasileiros. A novidade mais recente é o empréstimo consignado do FGTS. Ele possibilita juros menores e deve ser uma alternativa para quem deseja fugir das outras modalidades de crédito.

No empréstimo consignado as parcelas mensais são descontadas direto do pagamento do trabalhador. Assim ele não precisa se preocupar em fazer o pagamento antes do vencimento.

Empréstimo consignado do FGTS 

  • Em geral, o trabalhador só terá o consignado nos bancos filiados à empresa em que trabalha.
  • A ideia agora é fazer a liberação do empréstimo sem a necessidade de aprovação da empresa empregadora.
  • Com isso o próprio trabalhador poderia escolher o banco em que deseja contratar o empréstimo.
  • Para isso serão disponibilizadas informações sobre taxas e juros cobrados por cada instituição bancária.
  • Com essa alternativa os trabalhadores poderiam deixar de aderir ao saque-aniversário.
  • Segundo a colunista do FDR Laura Alvarenga um novo grupo já pode fazer o saque-aniversário.
  • Com essa nova modalidade o saldo da conta do FGTS seria usado como garantia do pagamento do empréstimo, ou seja, ele ficaria bloqueado até que o valor fosse pago.
  • Segundo as informações já divulgadas, essa função estará inicialmente disponível apenas aos trabalhadores do setor privado, mas há expectativa de que os servidores públicos também possam utilizá-la.
  • Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a ideia ainda é um projeto, que vem analisada pelo Conselho Curador do FGTS, ou seja, não está disponível ainda.
  • Para conhecer melhor e usar o sistema, acesse a plataforma do FGTS Digital.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.