Foi descoberta uma prática criminosa muito perigosa em que os bandidos usam algum número de CPF que encontraram após vazamento de dados para comprar chip de celular pós-pago. Isso significa que eles registram a linha telefônica no nome de um terceiro.
Quando compra um chip direto com a operadora para dar linha telefônica em seu celular o consumidor precisa identificar-se, para isso passa o número do seu CPF. Acontece que alguns bandidos estão usando dessa regra para fraudar a identificação nos contatos telefônicos.
Como consultar se o CPF está registro em uma linha telefônica?
A linha de telefone pré-paga é aquela em que primeiro você paga pela recarga e depois usa os créditos. É diferente da pós-paga, em que o consumidor compra um plano mensal, utiliza os benefícios de crédito e depois paga por eles.
As principais empresas de telefônia brasileira se uniram para permitir que os consumidores consultem se há linhas de telefone registradas em seu CPF. A consulta acontece de forma online, basta informar o número do seu documento.
- Acesse o site Consulta Pré-pago;
- Digite o número do seu CPF e selecione “Nova consulta”;
- Clique em “Sou humano”;
- O sistema vai informar se há linhas em seu nome, ou se não foram encontradas.
A consulta é feita na base de dados de cinco companhias: Vivo, TIM, Claro, Sercomtel e Alagar.
O que fazer se encontrar fraude?
Caso seja descoberto que há um chip pré-pago em seu nome, e que você não esteja usando, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) orienta para:
- Entrar em contato com a companhia telefônica mencionada;
- Denunciar que não contratou aquela linha;
- Pedir o cancelamento do chip.
Também é possível registrar um Boletim de Ocorrência caso queira se proteger de possíveis fraudes usando seu nome.