Atualmente, a conexão com a internet vai além do entretenimento, servindo como ferramenta essencial para o aprendizado, trabalho e comunicação com familiares e amigos distantes. Com isso em mente, o Governo disponibilizará internet gratuita para os inscritos no CadÚnico.
O programa Internet Brasil irá fornecer chips com acesso à internet para alunos de escolas públicas cujas famílias estão registradas no CadÚnico, garantindo que esses estudantes possam acessar a educação online de maneira igualitária.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre Internet Brasil, confira.
Internet Brasil
Inicialmente, o programa vai distribuir 100 mil chips com internet gratuita até o final de 2024 para estudantes de diversas partes do país para auxiliar nos estudos e promover igual acesso à educação e a informação desses estudantes para, assim, garantir um futuro melhor.
Os chips com acesso gratuito à internet fornecidos aos estudantes terão uma franquia de até 20GB de dados móveis por mês e serão compatíveis com qualquer modelo de celular.
Agora, o programa foi expandido para os estados do Amapá, Bahia, Maranhão e cidades no Pará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.
Além desse benefício, os alunos do ensino médio matriculados na rede pública de ensino em todo o Brasil também podem receber, durante os três anos de estudos, o benefício financeiro de R$ 9.200 através do programa Pé de Meia.
Quem pode se inscrever?
- Estudantes inscritos no CadÚnico;
- Estudantes a rede pública;
- Aqueles que não possuem chips de outros programas governamentais.
O que é o CadÚnico?
O Cadastro Único é uma ferramenta governamental de registro que reúne informações socioeconômicas de famílias de baixa renda, visando habilitá-las a receber benefícios de programas sociais.
As informações fornecidas no CadÚnico são comumente utilizadas para identificar famílias elegíveis para diversos programas sociais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.
Manter o cadastro atualizado é fundamental e pode ser feito por meio do aplicativo CadÚnico no celular ou pelo site do gov.br, assegurando que você continue tendo acesso aos programas sociais sem interrupções.