Aposentadoria liberada imediatamente para brasileiros que possuem essas doenças da lista; confira

Em uma importante conquista, o Governo Federal anunciou a liberação imediata de aposentadoria por invalidez para trabalhadores portadores de doenças graves. Essa medida tem o objetivo de garantir a qualidade de vida e a proteção financeira para aqueles que se dedicaram ao longo da vida ao mercado de trabalho, mas que agora se encontram impossibilitados de exercer suas atividades por motivos de saúde.

Aposentadoria liberada imediatamente para brasileiros que
possuem essas doenças da lista; confira. (Imagem: FDR)

Para ter direito à aposentadoria por invalidez, o solicitante passa por uma avaliação rigorosa dos médicos do INSS para analisar se a condição é grave. Além disso, é necessário ter contribuído para o Instituto por pelo menos 12 meses.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.

Requisitos para aposentadoria por invalidez

Para ter direito à aposentadoria por invalidez, os contribuintes devem atender a critérios específicos estabelecidos pelo INSS:

Doenças para aposentadoria por invalidez

Além disso, existem diversas doenças que podem isentar o período de carência do INSS.

Como solicitar a aposentadoria por invalidez?

Para realizar a solicitação da aposentadoria por invalidez é necessário realizar o agendamento da perícia médica através do site ou aplicativo ‘Meu INSS‘ ou pelo telefone 135. Nessa perícia, o médico vai fazer a avaliação da sua condição de saúde e emitir um parecer da capacidade de trabalho.

Para este momento, é importante levar documentos pessoais, histórico médico, laudos e exames que comprovem a condição de saúde. Se a incapacidade for comprovada, o beneficiário terá direito à aposentadoria.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile