Aposentadoria por invalidez mais acessível no INSS; confira as doenças da lista

A aposentadoria por invalidez é a aposentadoria mais acessível do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Tem a menor carência de contribuições, mas por outro lado é concedida no momento de maior vulnerabilidade do trabalhador, isto é, quando ele adoece. 

aposentadoria inss
Aposentadoria por invalidez mais acessível no INSS; confira as doenças da lista

A aposentadoria por invalidez é concedida quando o trabalhador consegue comprovar por perícia médica que está incapaz de exercer as suas atividades no trabalho. E ainda, que não pode ser realocado em outra função ou cargo dentro da mesma empresa.

É o caso, por exemplo, de quem perde os movimentos dos membros do corpo, fica acamado, perde a consciência mental, dá início a um tratamento médico ou tratamento paliativo. E que a partir desta condição precisa se afastar do seu trabalho. 

Quem tem direito a aposentadoria por invalidez?

Para conseguir a aposentadoria por invalidez no INSS o trabalhador precisa atender a alguns critérios que foram estabelecidos por lei, como:

É preciso que a comprovação seja feita por um perito do INSS, embora documentos e laudos médicos trazidos de outros profissionais ajudem na conclusão final. 

Doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez no INSS

Na verdade, não existem doenças fixas que dão direito a aposentadoria por invalidez. O que existe é a condição para que o benefício seja pago. 

O pagamento só é feito para quem está em situação de incapacidade permanente, ou seja, sem condições físicas ou mentais de retornar ao trabalho e sem previsão de alta.

Inclusive, o auxílio-doença pode ser transformado em aposentadoria quando a longividade da doença ou do seu tratamento são constatadas pelo perito. 

Doenças que isentam a carência do INSS

O que existe é uma lista de doenças que isentam o trabalhador da carência de 12 meses de contribuição ao INSS. Caso seja acometido por uma delas ele pode se aposentar a qualquer momento. 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile