Nova regra do FGTS afirma que saque-aniversário passa a ser mais vantajoso

Uma nova regra do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) torna o saque-aniversário ainda mais vantajoso, pois agora ele foi expandido para mais beneficiários. Agora, aqueles que nasceram em abril e maio, além dos de junho, desde que tenham realizado sua inscrição até o mês de aniversário podem receber o saque.

Nova regra do FGTS afirma que saque-aniversário passa a
ser mais vantajoso. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A ampliação entrou em vigor no início de junho, proporcionando uma janela de 60 dias para que os trabalhadores realizem seus saques, oferecendo um prazo adequado para gerenciar os recursos de maneira eficaz.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o saque-aniversário, confira.

O que é o saque-aniversário?

Criado em 2019 como uma alternativa ao saque-rescisão, o saque-aniversário funciona como uma forma dos trabalhadores retirarem uma parte do saldo disponível nas contas do FGTS anualmente, no mês do aniversário. 

O valor disponível para o saque é determinado com base no saldo total  do Fundo daquele trabalhador e, normalmente, é possível retirar uma porcentagem, além de uma quantia fixa adicional.

Como ter acesso ao saque-aniversário?

Para ter direito ao saque-aniversário, é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pelo FGTS. São eles:

  • Todos os trabalhadores com carteira assinada e com dinheiro no Fundo podem escolher sacar o valor no mês do aniversário;
  • Para isso, o trabalhador deve acessar o aplicativo do FGTS e escolher o saque-aniversário;
  • A solicitação pode ser feita até o último dia do mês de nascimento da pessoa para que o saque fique disponível ainda naquele ano.

Para ter acesso ao benefício, o trabalhador deve acessar o aplicativo do FGTS e escolher o saque-aniversário. A solicitação pode ser feita até o último dia do mês de nascimento da pessoa para que o saque fique disponível ainda naquele ano.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.