Em meio a um cenário de crescente vulnerabilidade entre os idosos, novos relatos de fraudes envolvendo a liberação do BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada) têm surgido em diversas partes do país. Criminosos têm se aproveitado da fragilidade e do desconhecimento de muitos beneficiários para exigir pagamentos em troca da liberação do benefício.
Segundo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os golpistas estão enviando mensagens via SMS ou WhatsApp informando que as vítimas têm direito ao benefício, mas cobrando uma quantia de mais de R$ 400 para realizar a liberação dos valores. Entenda melhor a situação ao longo da matéria.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o BPC, confira.
O que é o BPC?
O BPC paga mensalmente um benefício equivalente ao salário mínimo, R$ 1.412, a pessoas com deficiência de todas as idades e a idosos a partir de 65 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade. Para ter acesso a esse benefício, é necessário comprovar a condição de baixa renda através da inscrição no CadÚnico.
Como funciona o golpe?
De acordo com a denúncia de um servidor da Previdência Social de Campos dos Goytacazes, um intermediário havia solicitado o benefício para um idosos identificando-se como procurador. Assim, o golpe foi descoberto quando o idoso, vítima dessa fraude, compareceu à agência do INSS e informou sobre as mensagens de liberação do BPC.
Ao analisar o cadastro do idoso em questão, o servidor do INSS encontrou diversos procuradores vinculados à solicitação do benefício. Além disso, também foram identificados um e-mail e um número de telefone que o próprio idoso não reconheceu.
Alerta do INSS
De acordo com o próprio INSS, o Instituto nunca solicita dados ou documentos diretamente de beneficiários via e-mail, WhatsApp ou outros meios de mensagens. O único canal digital oficial para o envio de documentos é o site ou aplicativo ‘Meu INSS‘.
O INSS utiliza o número 280-41 para enviar SMS informativos, mas nunca inclui links nessas mensagens, apenas atualizações sobre o andamento dos processos no ‘Meu INSS’.