Atualizações nas regras do FGTS revelam qual saque MAIS vantajoso para o trabalhador

Em junho foram aprovadas novas regras para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), onde foi alterado o índice de reajuste anual das contas. Por conta disso, os trabalhadores já podem fazer um balanço para decidir qual tipo de saque do fundo vale mais a pena

fgts
Atualizações nas regras do FGTS revelam qual saque MAIS vantajoso para o trabalhador
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Existem duas modalidades de saque do FGTS disponíveis hoje. Assim que uma conta é aberta no Fundo automaticamente a modalidade padrão é o saque-rescisão. Mas, o trabalhador pode escolher trocar pelo saque-aniversário. Compare as duas opções. 

O que mudou nas regras do FGTS?

As mudanças para o FGTS são relativas ao seu rendimento anual, que antes era de 3% ao ano mais a TR (Taxa Referencial). Mas agora passou a ser corrigido pelo IPCA quando, no mês, a inflação do país superar a taxa que é utilizada atualmente para a correção dos valores. 

O STF (Supremo Tribunal Federal) é que decidiu pela mudança, depois de analisar uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que solicitou a troca de rendimento das contas. 

Diante da troca, os novos rendimentos do FGTS são maiores ao que é praticado hoje. A decisão vale para o saldo já existente na conta e para os novos depósitos.

Qual saque do FGTS vale mais a pena?

A decisão tomada pelo STF não muda as regras de saque do FGTS, mas altera o valor disponível no conta que passa a ficar maior. 

O próprio trabalhador é quem deve decidir qual saque valerá mais a pena a partir das seguintes considerações:

Saque-aniversário

  • A Caixa libera de 5% a 50% do saldo disponível na conta do Fundo de Garantia todos os anos;
  • A parcela é recebida sempre no mês do seu nascimento;
  • É possível antecipar as parcelas dos próximos anos por meio de empréstimo;
  • Ao aderir essa modalidade, perde o direito ao saque-rescisão. Se for demitido sem justa causa não recebe o dinheiro acumulado na conta;
  • O valor somente será desbloqueado após dois anos de carência pela troca de aniversário para rescisão. 

Saque-rescisão

  • Todo o valor depositado na conta é recebido na demissão sem justa causa;
  • O valor, porém, não pode ser acessado em outro momento. Com exceção do saque-calamidade, financiamento de imóveis e outros. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com