Quer trabalhar no Enem 2024? Edital para certificadores é publicado

O INEP acaba de publicar o edital para certificadores do Enem 2024, ou seja, para trabalhadores do exame. Os critérios para a inscrição já foram divulgados. Agora você confere quais são as vantagens de fazer esse trabalho.

Quer trabalhar no Enem 2024? Edital para certificadores é publicado  (Imagem: FDR)

A partir da próxima semana será possível se inscrever para ser um certificador do Enem 2024. O trabalho no exame é importante para a garantia da aplicação das provas. O trabalho é remunerado, por isso pode ser a sua chance de ganhar um dinheiro extra.

O que faz um certificador do ENEM?

Esse profissional é o responsável por verificar e certificar os procedimentos de aplicação do exame. Para isso ele precisa ir ao local de prova em que foi designado. É ele quem faz:

  • Entrega, a integridade, a guarda e a abertura dos malotes com os cadernos de questões;
  • Chegada, a capacitação e a atuação dos integrantes da equipe de aplicação nos dias do exame;
  • Abertura/fechamento dos portões do local de provas e início/encerramento das provas nos horários estabelecidos;
  • A devolução aos correios dos cartões resposta/folha de redação e material administrativo dentro dos malotes;
  • Utilização de sala extra;
  • Identificação dos participantes;
  • Substituição de provas e cartão resposta; número de participantes ausentes;
  • Preenchimento e envio das informações do relatório de certificação via sistema RNC no(s) dia(s) de atuação.

Capacitação dos fiscais do ENEM 2024

A capacitação é condição obrigatória para atuar como certificador do exame. O curso acontecerá na modalidade de educação à distância, por isso os candidatos precisam ter celular com acesso à internet.

Apenas os inscritos que tiverem rendimento de 70%, pelo menos, poderão atuar como certificadores no exame. O INEP informou que divulgará a data do início do curso em breve na Página de Acompanhamento.

É responsabilidade do próprio inscrito fazer o acompanhamento das informações. Caso ele perca algum dos prazos não poderá atuar como certificador.

Pagamento

Os depósitos serão feitos diretamente na conta corrente ou poupança informada no ato da inscrição. Lembrando que ela deve estar registrada em nome do certificador. Caso seja informada uma conta conjunta é necessário que o certificador seja um dos titulares.

O valor da hora de trabalho dos certificadores será de R$ 42,50. totalizando R$ 510 por dia de trabalho.

O pagamento ocorrerá após a aplicação do Enem 2024 e está condicionado à apresentação do Relatório de Certificação e à finalização da demanda na Página de Acompanhamento.

Quer trabalhar no Enem 2024? Edital para certificadores é publicado  (Imagem: FDR)

Quem pode ser um certificador do Enem 2024?

O trabalho é voltado aos servidores públicos do Poder Executivo Federal e aos docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, efetivos e em exercício da docência em 2024. 

Os certificadores devem ter o ensino médio completo e não possuir cônjuge, companheiro ou qualquer parente de até terceiro grau inscrito no exame desse ano.

Cronograma

  • Prazo para Inscrição: de 3 a 24 de julho de 2024;
  • Data provável de divulgação da relação de interessados confirmados/não confirmados e dos convocados para o curso de capacitação: 14 de agosto de 2024;
  • Data provável para recurso das inscrições não confirmadas: de 15 a 21 de agosto de 2024;
  •  Data provável de resultado do recurso: 9 de setembro de 2024;
  • Aplicação do Enem 2024: 3 e 10 de novembro de 2024

inscrições

No momento da inscrição, é possível escolher três cidades ou sub-regiões de atuação. Os interessados devem acessar a Rede Nacional de Certificadores.

O trabalho dos certificadores termina assim que a aplicação é finalizada e todos os dados e documentos são entregues pelos profissionais. Após isso todos os procedimentos erão feitos pelo INEP.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.