Governo federal encurta prazo para importante atualização cadastral do MEI

Embora as responsabilidades do MEI (Micro Empreendedor Individual) sejam menores, comparadas aos outros regimes dentro do Simples Nacional, eles são obrigados a fazer um tipo de atualização cadastral. O prazo final para essa atualização está se aproximando do fim.

mei
Governo federal encurta prazo para importante atualização cadastral do MEI
(Foto: fdr)

O MEI está sendo obrigado a atualizar o cadastro DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista). Este é um tipo de sistema que está instituído pela CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas), no artigo 628-A. Esta é uma obrigação de todas as empresas, com ou sem funcionários. 

Que tipo de MEI deve fazer a atualização cadastral DET?

Todos os MEIs são obrigados a fazer a atualização do cadastro DET. As empresas dos grupos 1,2,3 e 4 do Simples Nacional já fizeram esse procedimento e o prazo para elas foi encerrado. 

Agora, restam realizar o preenchimento do DET os micro empreendedores e os empregadores domésticos. O MEI tem direito de contratar até 1 funcionário e obrigatoriamente registra-lo dentro das normas da CLT, pagando um salário mínimo ou o piso da categoria. 

Mas, para quem trabalha sozinho o DET não foi dispensado. Neste caso, apenas as informações relativas ao empreendimento é que serão fornecidas, sem a inclusão de um colaborador. 

Prazo para preencher o DET como MEI

O prazo para atualizar o cadastro DET como MEI está ficando cada vez mais curto. O governo federal criou um cronograma estipulando a data limite para cada tipo de empresa. 

Até 1º de março foram os empregadores pertencentes aos grupos 1 e 2 do eSocial, e até 1º de maio aqueles que estão nos grupos 3 e 4 do eSocial. 

O governo ainda prorrogou o prazo para o MEI e empregador doméstico, que deveria ter acabado em maio, e agora eles têm:

  • até 1º de agosto de 2024 para atualização do DET. 

Como atualizar o DET

Fala-se como atualização do DET porque na verdade o sistema da Receita Federal e do governo já possuem os dados, mas é necessário que o empreendedor confirme ou faça as edições necessárias. 

Para isso, o MEI deve:

  • Acessar o DET e clicar em “Entrar com Gov.br”;
  • Faça login com CPF e senha;
  • Clique em “Dados cadastrais”;
  • Atualize o que for necessário.

Todo o contato da Receita e do governo com o empreendedor serão por esse canal. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com