O segundo lote da restituição do Imposto de Renda será creditado nas contas bancárias dos contribuintes nesta semana. Serão pagos R$ 8,5 bilhões para mais de 5,75 milhões de brasileiros, que ainda receberão seus valores com 1% de correção.
Assim, o pagamento do segundo lote da restituição está programado para ser realizado no dia 28 de junho. Os valores serão depositados nas contas bancárias informadas pelos contribuintes no momento da declaração.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica mais sobre a restituição do Imposto de Renda, confira.
Correção da restituição
A quantia a ser restituída pela Receita Federal é ajustada mensalmente em 1%, além de um percentual proporcional à Selic, a taxa de juros básica, que atualmente está em 10,5% ao ano. A partir de 2023, a Receita Federal expandiu as regulamentações para priorizar os contribuintes.
Calendário segundo lote da restituição
Os pagamentos do segundo lote da restituição do Imposto de Renda serão realizados no dia 28 de junho. A consulta para este lote foi liberada no último dia 21 de junho, através do site da Receita Federal.
- Segundo lote: 28 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto lote: 30 de setembro.
Como consultar a restituição?
Caso você tenha ficado de fora da lista de contribuintes que irão receber neste segundo lote a restituição, é possível consultar a situação da sua restituição. Para isso, basta seguir este passo:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Vá até a seção de restituição;
- Informe seus dados como CPF, ano do exercício e data de nascimento;
- Após os seus dados, você poderá ver o status da sua restituição, incluindo a data prevista de pagamento e quaisquer pendências existentes.