2º lote da restituição do Imposto de Renda cai na conta nesta semana e com correção no valor

O segundo lote da restituição do Imposto de Renda será creditado nas contas bancárias dos contribuintes nesta semana. Serão pagos R$ 8,5 bilhões para mais de 5,75 milhões de brasileiros, que ainda receberão seus valores com 1% de correção.

2º lote da restituição do Imposto de Renda cai na conta nesta
semana e com correção no valor. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Assim, o pagamento do segundo lote da restituição está programado para ser realizado no dia 28 de junho. Os valores serão depositados nas contas bancárias informadas pelos contribuintes no momento da declaração. 

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica mais sobre a restituição do Imposto de Renda, confira.

Correção da restituição

A quantia a ser restituída pela Receita Federal é ajustada mensalmente em 1%, além de um percentual proporcional à Selic, a taxa de juros básica, que atualmente está em 10,5% ao ano. A partir de 2023, a Receita Federal expandiu as regulamentações para priorizar os contribuintes.

Calendário segundo lote da restituição

Os pagamentos do segundo lote da restituição do Imposto de Renda serão realizados no dia 28 de junho. A consulta para este lote foi liberada no último dia 21 de junho, através do site da Receita Federal.

  • Segundo lote: 28 de junho;
  • Terceiro lote: 31 de julho;
  • Quarto lote: 30 de agosto;
  • Quinto lote: 30 de setembro.

Como consultar a restituição?

Caso você tenha ficado de fora da lista de contribuintes que irão receber neste segundo lote a restituição, é possível consultar a situação da sua restituição. Para isso, basta seguir este passo:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Vá até a seção de restituição;
  • Informe seus dados como CPF, ano do exercício e data de nascimento;
  • Após os seus dados, você poderá ver o status da sua restituição, incluindo a data prevista de pagamento e quaisquer pendências existentes.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.