Idosos 60+ anos ganham direito de ter TV, energia e água por conta do Governo; veja como solicitar

Reforçando o compromisso social e a inclusão, o Governo Federal está com uma série de iniciativas para beneficiar os idosos 60+ anos brasileiros. Entre elas destacam-se a instalação gratuita de parabólicas digitais, que garante acesso a canais abertos de TV por satélite com melhor qualidade de som e imagem, energia e água gratuitos.

Idosos 60+ anos ganham direito de ter TV, energia e água
por conta do Governo; veja como solicitar. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Para ter direito a esses benefícios, é necessário que o idoso esteja inscrito no CadÚnico (Cadastro Único). Entenda mais sobre os benefícios ao longo da matéria.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica mais sobre a Tarifa Social, confira.

Benefícios para idosos

Tv gratuita

A transição da parabólica tradicional para a digital é essencial para combater a interferência do 5G, garantindo a recepção de canais abertos sem interrupções. Com a nova tecnologia, os idosos poderão desfrutar de uma qualidade superior de som e imagem, proporcionando uma experiência de visualização aprimorada. Além disso, a parabólica digital oferece acesso a aproximadamente 100 canais gratuitos.

Para realizar a solicitação é necessário entrar em contato com o número 0800 729 2404 ou através do site sigaantenado.com.br e informar seus dados pessoais, como CPF e NIS.

Tarifa Social de Energia

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa que oferece descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, incluindo idosos. Para se qualificar, é necessário estar inscrito no CadÚnico e atender a certos critérios de renda. O desconto pode variar, mas em muitos casos, pode reduzir significativamente a conta de energia, aliviando o orçamento dos idosos.

Para solicitar, é necessário entrar em contato com a concessionária de energia elétrica da sua cidade e fornecer o número do NIS do seu CadÚnico.

Tarifa Social de Água e Esgoto

Famílias de baixa renda e idosos agora têm direito a um novo desconto de 50% na primeira faixa de consumo de água e esgoto. Para se ter acesso, é necessário estar inscrito no CadÚnico e ter uma renda de até meio salário mínimo ou ser beneficiário do BPC. O desconto é aplicado aos primeiros 15 metros cúbicos de água consumidos, enquanto o consumo que exceder essa quantidade será tarifado normalmente.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile