Lula assina lei que libera automaticamente aposentadoria com 55 anos para ex trabalhadores de carteira assinada

Boa notícia para quem deseja se aposentar mais cedo! O presidente Lula sancionou recentemente uma nova lei que permite a aposentadoria a partir dos 55 anos de idade. Essa conquista abre novas possibilidades para milhões de brasileiros que dedicaram suas vidas ao mercado de trabalho.

Lula assina lei que libera automaticamente aposentadoria com 55 anos para
ex trabalhadores de carteira assinada. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Mas atenção: para aproveitar esse benefício, é preciso atender a alguns requisitos específicos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Confira mais detalhes ao longo da matéria.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre aposentadoria, confira.

Aposentadoria especial

Destinada a trabalhadores que exerceram atividades de risco à saúde após a reforma da Previdência de 2019, a aposentadoria especial conta com tempo mínimo de contribuição variando entre 15 e 25 anos, de acordo com a idade e o tipo de atividade.

Para conseguir essa aposentadoria, é importante seguir os requisitos abaixo: 

Profissões consideradas de alto risco

Confira abaixo quais profissões são consideradas de alto risco para garantir a aposentadoria especial

Como solicitar a aposentadoria?

Para iniciar o processo de aposentadoria, é necessário reunir documentos como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, além de outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria solicitada.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile