Consulta de benefícios do INSS: veja o passo a passo

No dia a dia corrido, acompanhar as burocracias relacionadas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode ser um desafio. Pensando nisso, o Instituto oferece o aplicativo ‘Meu INSS’, que facilita o acesso a diversos serviços, como consulta de benefícios, agendamento de horários, emissão de documentos e muito mais.

Consulta de benefícios do INSS: veja o passo a passo. (Imagem: FDR)

Com o ‘Meu INSS‘, você pode acompanhar a situação dos seus benefícios, tirar dúvidas sobre seus direitos previdenciários e agilizar a resolução de pendências, tudo de forma segura e intuitiva. A seguir, confira o passo a passo para realizar a consulta de benefícios do INSS.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre benefícios do INSS, confira.

Consulta de benefícios do INSS

  • Acesse o ‘Meu INSS‘ e faça seu login

O primeiro passo para consultar os benefícios do INSS é acessar o site ou aplicativo ‘Meu INSS’ e realizar o seu login com CPF e senha. Caso ainda não tenha cadastro, será necessário realizar. siga estas etapas para criar sua conta:

  • Acesse a área de consulta

Após fazer login, você será redirecionado à página principal do ‘Meu INSS’, onde existem diversas opções de serviços. Para consultar os benefícios, siga estes passos:

  • Clique em “Extrato de Pagamento de Benefício;
  • Escolha o benefício que deseja consultar (se houver mais de um);
  • Verifique os detalhes do pagamento, como data, valor e banco responsável pelo depósito.

Verifique informações detalhadas

Além do extrato de pagamento, o ‘Meu INSS’ permite acessar outras informações importantes sobre seus benefícios. Você pode consultar:

  • Histórico de créditos: detalhamento dos pagamentos realizado;
  • Carta de concessão: documento que oficializa a concessão do benefício;
  • Extrato de contribuições: registro de todas as contribuições previdenciárias realizadas ao longo da sua vida de trabalho;
  • Declaração de beneficiário: documento que comprova que você é beneficiário do INSS.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.