Aposentadoria por pontos: conheça a nova forma de garantir o benefício

A aposentadoria por pontos, introduzida pela Reforma da Previdência de 2019, oferece aos trabalhadores brasileiros uma nova modalidade de alcançar o merecido descanso. Diferentemente do sistema tradicional baseado apenas na idade e tempo de contribuição, essa modalidade proporciona maior flexibilidade e autonomia na hora de planejar sua aposentadoria.

Aposentadoria por pontos: conheça a nova forma de
garantir o benefício. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Na aposentadoria por pontos, você acumula pontos ao longo da sua vida profissional, somando sua idade com o tempo de contribuição ao INSS. A cada ano, a pontuação mínima exigida para se aposentar aumenta gradativamente.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre aposentadoria, confira.

Aposentadoria por pontos

Para se aposentar por pontos, é necessário:

Vantagens da aposentadoria por pontos

Como calcular sua pontuação?

Para calcular sua pontuação, some sua idade ao tempo total de contribuição. Por exemplo, se você tem 55 anos e 35 anos de contribuição, sua pontuação será 90 pontos. Acompanhar o aumento anual da pontuação mínima é crucial para garantir que você esteja sempre ciente das novas exigências e possa ajustar seu planejamento conforme necessário.

Você pode acompanhar e realizar simulações através de uma ferramenta online disponibilizada pelo INSS para simular sua aposentadoria por pontos. Através dessa ferramenta, você pode:

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile