O presidente Lula fez declarações polêmicas durante um evento de entrega de novas moradias do Minha Casa Minha Vida em Fortaleza, no Ceará, na última quinta-feira, 20 de junho. Em um diálogo com uma beneficiária do Bolsa Família, mãe de três crianças, Lula aconselhou que ela deveria “parar de ter filho”.
Durante a cerimônia, Lula abordou uma jovem mãe de 25 anos, presente com seus três filhos. Ele comentou: “Veja aquela menina que vem aqui com três crianças. Aquela moça tem 25 anos de idade e ela tem três filhos. Falei para ela: ‘Minha filha, a primeira coisa que você tem que fazer é parar de ter filho, porque você já tem três’”.
Durante o mesmo discurso, que durou cerca de 20 minutos, Lula também fez um comentário ao apresentar o presidente da Caixa Econômica, Carlos Antônio Vieira, chamando-o de “gordinho simpático”.
Esta não é a primeira vez que o presidente faz comentários desse tipo em eventos públicos; em maio, ele fez uma observação semelhante a outra beneficiária do Bolsa Família, mãe de cinco filhos.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Minha Casa Minha Vida, confira.
Entrega de moradias
Apesar disso, o evento foi idealizado para que Lula realizasse a entrega de 416 apartamentos do Residencial Cidade Jardim I, Módulo III, em Fortaleza. A iniciativa beneficiará 1.664 pessoas, pertencentes a famílias da faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, com renda mensal de até R$ 2.640.
Dentre as 416 famílias contempladas, 219 são beneficiárias do Bolsa Família ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e estão isentas do pagamento de prestações, o que representa um alívio significativo para estas famílias.
Saiba como realizar o financiamento do Minha Casa Minha Vida no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.