INSS anuncia mutirão do BPC para SETE estados; veja se o seu está na lista

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou a realização de um mutirão para agilizar a análise dos pedidos do BPC (Benefício de Prestação Continuada) em sete estados brasileiros. A iniciativa tem o objetivo de reduzir a fila de espera e garantir que as pessoas com deficiência e idosos com mais de 65 anos em situação de vulnerabilidade social recebam o benefício o mais rápido possível.

INSS anuncia mutirão do BPC para SETE estados; veja se o
seu está na lista. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O BPC/LOAS é pago mensalmente aos seus beneficiários no valor de um salário mínimo, que em 2024 é de R$ 1.412. 

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o BPC, confira.

Estados que terão mutirão do INSS

O mutirão do INSS para o BPC acontecerá em 17 agências da Previdência Social nos seguintes estados:

Como participar do mutirão? 

Vale lembrar que o mutirão é destinado apenas para agendamento de análise de pedidos do BPC e não é necessário levar atestado médico no dia do agendamento. 

Como solicitar o BPC?

Para solicitar o BPC é necessário estar incluso em um desses tipos de requisitos: ter uma idade mínima de 65 anos; ou uma renda familiar inferior a 1/4 do salário mínimo. Atendendo a esses critérios, será possível realizar a solicitação do benefício através do site ou aplicativo ‘Meu INSS’.

Para isso, basta acessar um dois formatos, clicar em ‘Novo pedido’, procurar por ‘Benefício assistencial’ e seguir as instruções.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile