Julho chega com mudanças no cartão de crédito; veja quais são as novas regras

Novo mês se aproxima e com ele novas regras no Cartão de Crédito. Mudança começa a valer a partir de 1º de julho, até lá você pode conhecer as alterações e se adaptar a elas. Uma das novidades é a portabilidade de dívidas; veja como esse recurso vai funcionar.

Julho chega com mudanças no cartão de crédito; veja quais são as novas regras  (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Depois de mexer no limite de juros, novas mudanças serão aplicadas ao cartão de crédito a partir de 1º de julho. As alterações foram anunciadas pelo Banco Central e vão afetar a todos os usuários de cartões, independente da bandeira.

As mudanças são resultado das ações do BC para reduzir o superendividamento das famílias, situação em que o cidadão reconhece que não tem condições de pagar suas dívidas.

Mudanças no cartão de crédito

  • No início desse ano o governo colocou em prática um novo teto de juros do rotativo. A medida foi pensada para evitar que uma fatura de R$ 100 se transformasse em uma de R$ 1.000, por exemplo.
  • Agora, uma das mudanças que mais deve agradar os consumidores é a maior transparência nas faturas.
  • Agora as faturas devem ter informações como valor total, data de vencimento, limite total de crédito, alternativas de pagamento, informações complementares, entre outras.
  • Nas informações complementares as faturas deverão apresentar a taxa de juros e os encargos cobrados de forma detalhada.
  • Os consumidores também poderão conferir se entraram no rotativo, que é o grande vilão das faturas.
  • As empresas ainda terão que enviar ao titular da conta, sem custo algum, informações sobre o vencimento da fatura dois dias antes.

Portabilidade de dívidas

  • Um novo recurso que deve agradar bastante os consumidores é a portabilidade da dívida.
  • Nesse sistema o próprio consumidor pode escolher se quer transferir a sua dívida para outro banco.
  • Para isso ele poderá analisar as taxas de juros e os encargos cobrados.

Clientes do Nubank podem aumentar o limite do cartão de crédito de forma fácil, informa a especialista do FDR, Laura Alvarenga.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.