Disponível para milhares de contribuintes brasileiros, o pagamento da restituição do Imposto de Renda é realizado anualmente pela Receita Federal. Os recursos são disponibilizados para os contribuintes que realizaram o pagamento de maiores valores do que o devido para a sua faixa de renda.
Neste ano, assim como nos anteriores, o pagamento será dividido em lotes pela Receita Federal. De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, alguns contribuintes terão prioridade no pagamento. Para elas, a perspectiva é de que o valor seja liberado com antecedência com relação aos demais contribuintes.
Saiba quem faz parte da lista de prioridades do pagamento da restituição:
- Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência ou com moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que residem no estado do Rio Grande do Sul;
- Cidadãos que utilizaram a pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix.
No entanto, vale lembrar que a lista de prioridades não restringe o pagamento. Isso porque os contribuintes que estão fora dos grupos prioritários também poderão receber os recursos. O depósito dos valores é realizado nas contas bancárias indicadas no momento da declaração do Imposto de Renda.
Para saber se será contemplado, o contribuinte poderá realizar uma consulta simples que pode ser feita por meio do site da Receita Federal. A plataforma está disponível para ser acessada neste link.
Ao entrar, o contribuinte precisará inserir o seu CPF, data de nascimento e o ano de exercício ao qual deseja realizar a consulta. Em seguida, ele será informado se terá direito ao pagamento deste mês ou se precisará aguardar o próximo.
Veja o calendário completo de restituição do Imposto de Renda:
- 1º lote – pagamento no dia 31 de maio de 2024;
- 2º lote – pagamento no dia 28 de junho de 2024;
- 3º lote – pagamento no dia 31 de julho de 2024;
- 4º lote – pagamento no dia 30 de agosto de 2024;
- 5º lote – pagamento no dia 30 de setembro de 2024.
Confira outras informações sobre a restituição do Imposto de Renda neste link.