Nova medida permite aposentadoria aos 55 anos no governo Lula: entenda as condições

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não pretende fazer grandes mudanças nas regras da Previdência Social durante o seu mandato. Por isso, há trabalhadores que conseguirão a sua aposentadoria aos 55 anos de idade durante este governo. 

https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/04/carteira-de-trabalho-ctps-direitos-trabalhistas-pis-pasep-dinheiro-emprego-fdr.jpg
Nova medida permite aposentadoria aos 55 anos no governo Lula: entenda as condições
(Foto: FDR)

Todo trabalhador que contribuí para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem direito de se aposentar. No entanto, precisa atender a alguns critérios que incluem tempo de vida e tempo de contribuição. A aposentadoria aos 55 anos é uma possibilidade. 

Quem pode se aposentar aos 55 anos de idade?

A aposentadoria aos 55 anos não é uma iniciativa do governo Lula, na verdade faz parte de uma regra já bem antiga sobre a modalidade de aposentadoria especial. Não há impedimentos para se aposentar por esta versão dentro do atual governo.

Em 2019, durante a reforma da Previdência, houveram mudanças que estabeleceram idade mínima para se aposentar por insalubridade. Antes da reforma não era necessário comprovação de idade, apenas de tempo de trabalho. 

Hoje, para conseguir este tipo de aposentadoria é necessário:

Profissões que dão direito a aposentadoria especial

A idade mínima para aposentadoria especial trazida pela Reforma não se aplica a quem já havia implementado todas as condições de acesso à aposentadoria até 13/11/2019 mas não havia dado entrada no pedido do benefício.

Os segurados com direito adquirido só precisam cumprir os requisitos anteriores, de tempo de contribuição e atividade profissional.

Alto grau de insalubridade – 55 anos de idade + 15 de profissão 

Médio grau de insalubridade – 58 anos de idade + 20 anos de profissão

Baixo grau de insalubridade – 60 anos de idade + 25 anos de profissão

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile