Idosos +60 são convocados pelo Banco do Brasil para SAQUE inesperado

Os idosos com mais de 60 anos de idade, aposentados ou não, estão recebendo um recado do Banco do Brasil. Eles podem receber mais de R$ 1 mil que ficaram esquecidos na conta devido ao tempo de serviço. Caso tenham falecido, seus herdeiros têm direito ao resgate. 

dinheiro
Idosos +60 são convocados pelo Banco do Brasil para SAQUE inesperado
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O saque disponibilizado para os idosos acima de 60 anos é relativo as cotas do PIS/PASEP. De acordo com a Caixa Econômica, que é outro banco pagador das cotas, há quem tenha direito a mais de R$ 3 mil. O pagamento começou em 2019, mas teve pouca adesão. 

Quais idosos podem receber as cotas do PIS/PASEP?

As cotas do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são pagas pelo Banco do Brasil para atuais ou ex funcionários públicos. Enquanto o PIS (Programa de Integração Social) é liberado pela Caixa Econômica para quem trabalhou na rede privada. 

O dinheiro fica disponível para:

  • quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 1988;
  • não recebeu as cotas do PIS/PASEP que é diferente do abono salarial; ou
  • é herdeiro de trabalhador que tem direito ao benefício, mas que não recebeu. 

Como receber as cotas do PIS/PASEP?

Os valores das cotas do PIS/PASEP foram transferidos para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Por isso, para receber basta acessar o aplicativo do FGTS. 

Para consultar se tem direito ao benefício também é possível usar este mesmo canal, ou ir até a agência do Banco do Brasil para a consulta.

  • Acesse o App do FGTS e faça login;
  • Selecione a mensagem “Você possui saque disponível”;
  • E depois “Solicitar o saque do PIS/Pasep”;
  • Escolha a forma de saque: crédito em conta ou presencial.

O saque pode ser creditado em conta bancária de qualquer instituição financeira indicada pelo trabalhador
 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com