Após receberem o décimo terceiro salário, um possível pagamento do 14º salário tem alegrado os aposentados do INSS. O Instituto retoma em junho os depósitos regulares dos benefícios previdenciários. Veja quais forma as últimas informações sobre esse novo adicional.
Há algum tempo os aposentados do INSS aguardam pelo 14º salário. O valor seria liberado de forma parecida ao do décimo terceiro. O projeto está em tramitação desde a pandemia, será que agora ele sai do papel? Confira o andamento da proposta.
14º salário do INSS
- A proposta foi criada através do Projeto de Lei n° 4.367/2020, de autoria do autoria do Senador Pompeo de Mattos, enviado para análise durante a pandemia de Covid-19.
- Na ocasião a ideia era possibilitar um pagamento extra para aposentados e pensionistas durante a pandemia.
- A intenção é fornecer um pagamento adicional aos aposentados e pensionistas do INSS, fazendo com que eles tenham um novo alívio financeiro.
- A sua análise deve ser bastante cuidadosa, uma vez que o governo federal tem trabalhado para reduzir os gastos e elaborar o Plano Orçamentário de 2025.
- Algumas comissões já demonstraram resistência em aprovar essa medida.
- Em 2022 uma comissão especial foi criada para analisar o pagamento adicional, mas após isso não houve movimentação da proposta.
- O texto ainda está em tramitação, sem previsão de aprovação.
Quem tem direito ao 14º salário do INSS?
- Se aprovado o adicional será pago aos mesmos cidadãos que recebem o décimo terceiro.
- Ou seja: os aposentados, pensionistas, beneficiários do auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, auxílio-creche e auxílio reclusão.
- Por outro lado, provavelmente, quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) não deve receber o 14º salário.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, alguns beneficiários do INSS podem contar com um adicional.