Revelada a lista de benefícios CORTADOS pelo governo nos próximos meses

Ao longo dos próximos meses, diversos benefícios sociais concedidos pelo Governo Federal passarão por ajustes e uma rigorosa revisão da lista de beneficiários.

Revelada a lista de benefícios CORTADOS pelo governo nos
próximos meses. (Imagem: FDR)

Esses cortes serão realizados devido a irregularidades entre os beneficiários, com o objetivo de reestruturar esses programas e conter os gastos públicos. A decisão faz parte de um conjunto de medidas econômicas. Confira ao longo da matéria quais benefícios sofreram cortes.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica mais sobre o INSS, confira.

Lista de benefícios cortados

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O BPC, que é destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, passará por uma revisão rigorosa. O governo pretende implementar critérios mais rígidos para a liberação e manutenção do benefício.

Abono salarial do PIS/PASEP 

O abono salarial do PIS/PASEP, pago anualmente aos trabalhadores que recebem até dois salários mínimos, terá suas regras de elegibilidade revisadas. A intenção é restringir o benefício a um grupo menor de trabalhadores.

Seguro-desemprego do FGTS

O seguro-desemprego do FGTS, que ampara trabalhadores demitidos sem justa causa, também será revisado. O governo pretende reduzir o número de parcelas e revisar os critérios para concessão, com foco em diminuir fraudes e abusos.

Auxílio-doença do INSS

O auxílio-doença do INSS será alvo de medidas para reduzir concessões indevidas. Haverá uma intensificação nas perícias médicas e na revisão dos benefícios já concedidos.

Além destes benefícios informados acima, a previdência dos militares também poderá ser revisada com possíveis ajustes nos critérios de aposentadoria e pensões. A informação foi comentada pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, na última sexta-feira (13).

Os cortes nos benefícios ainda serão conversados com o presidente Lula e o Congresso Nacional, mas já estão sendo bastante discutidos por Tebet e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile