Idosos celebram novo reajuste na aposentadoria anunciada por Lula

Os aposentados do INSS que necessitam de cuidados permanentes receberão um aumento significativo em suas aposentadorias, conforme aprovado no Projeto de Lei 10772/18. A mudança foi anunciada pelo presidente Lula e garante um reajuste de 25% no valor dos benefícios para aqueles que dependem de assistência constante para atividades diárias essenciais.

Idosos comemoram reajuste na aposentadoria anunciada por Lula. (Imagem: FDR)

O aumento é destinado exclusivamente aos aposentados por invalidez que comprovem a necessidade de assistência contínua para realizar atividades cotidianas, como tomar banho, se alimentar, ir ao banheiro e se locomover. A medida, aprovada pela Comissão de Previdência e Assistência Social em novembro de 2023, está atualmente em fase de conclusão na Câmara dos Deputados.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica mais sobre o INSS, confira.

Critérios para receber o adicional de 25%

Para ter direito ao adicional, é necessário:

O objetivo desse bônus é garantir que o aposentado possa pagar pelos serviços de cuidadores, enfermeiros ou outros profissionais que ofereçam a assistência necessária sem comprometer a sua renda.

Como solicitar o aumento de 25% na aposentadoria?

O processo de solicitação do adicional pode ser realizado através do site ou aplicativo ‘Meu INSS’. Veja o passo a passo abaixo:

Os documentos submetidos serão analisados por peritos médicos do INSS. Caso a necessidade de ajuda constante seja comprovada, o adicional de 25% será concedido. Garantindo que os aposentados possam arcar com os custos de assistência, melhorando sua qualidade de vida. Assim, se você ou alguém que conhece se enquadra nos critérios, não deixe de solicitar o adicional através do portal Meu INSS.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile