Reajuste do FGTS foi CONFIRMADO e os trabalhadores já podem consultar o novo valor

Na última quarta-feira (12) os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) aprovaram a correção das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Com isso, o valor disponível no Fundo de Garantia dos trabalhadores tende a aumentar. 

correção fgts
Reajuste do FGTS foi CONFIRMADO e os trabalhadores já podem consultar o novo valor
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O reajuste do FGTS vai valer a partir da decisão tomada pelo STF, ou seja, a partir de junho de 2024. Isso significa que não será possível receber nenhuma indenização pelo período em que o saldo das contas ficaram abaixo do novo índice adotado. 

Quanto os trabalhadores vão receber com o reajuste do FGTS?

A partir da decisão tomada pelo STF, as contas do FGTS serão reajustadas pelo IPCA quando, no mês, o valor da inflação for maior do que o da correção atual do fundo. Hoje, essa correção é feita pela TR (Taxa Referencial) que hoje está em 0,0365% ao mês, mais juros de 3% ao ano. 

Na prática, a mudança dá ao trabalhador a garantia de que ele terá algum tipo de ganho com a correção e reajuste do Fundo de Garantia. Já que como a TR fica próxima a zero, dificilmente as contas tinham algum tipo de mudança. 

 

Imagem: g1

Como consultar o saldo do FGTS online?

Para acompanhar a evolução do seu saldo do FGTS, e todos os reajustes que podem acontecer a partir desta nova decisão, o trabalhador deve verificar as informações pelo aplicativo. 

É possível verificar o depósito mensal feito pela empresa, que passou a ser todo dia 20. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile