Baixa renda e desempregados ganham direito de contas de luz e água GRATUITAS; veja como solicitar

Como uma forma de aliviar a carga financeira das famílias de baixa renda e desempregados, o governo idealizou um programa que garante contas de luz e água gratuitas para esses grupos. Esta iniciativa tem o objetivo de garantir que todos tenham acesso a necessidades básicas sem o peso das despesas mensais.

Baixa renda e desempregados ganham direito de contas de luz e
água GRATUITAS; veja como solicitar. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Criada em 2002, a Tarifa Social tem o objetivo de garantir o acesso à energia elétrica e a água, serviços essenciais, mesmo para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Tarifa Social, confira.

Quem tem direito à conta de luz e água gratuitas?

Contas de luz e água gratuitas são oferecidas por meio de programas sociais específicos, destinados a auxiliar famílias de baixa renda e pessoas desempregadas. Estes benefícios são fundamentais para garantir o acesso aos serviços essenciais, especialmente em tempos de dificuldade econômica.

Para garantir esses benefícios, os interessados devem atender aos seguintes critérios:

Como solicitar?

Se você já tem esses benefícios, é importante ficar atento pois a cada 24 meses é necessário realizar a renovação deles para continuar usufruindo da tarifa social. Para pessoas desempregadas, é necessário apresentar documentos como RG, CPF e comprovantes de renda, além de garantir que não haja débitos pendentes com a concessionária de água e luz.

Já os interessados em garantir o direito de contas de luz e água gratuitas, podem solicitar a isenção de diversas formas, o que facilita o acesso ao benefício:

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile