Polêmica! Decisão de Lula torna gasolina, etanol e diesel mais caros nos postos

Uma decisão tomada pela equipe econômica do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trouxe efeitos colaterais. Uma importante rede de postos de combustíveis anunciou reajuste no valor da gasolina, diesel e etanol. E essa não deve ser a única rede a adotar novos valores. 

lula
Polêmica! Decisão de Lula torna gasolina, etanol e diesel mais caros nos postos
(Imagem: FDR)

A justificativa da rede Ipiranga para o aumento de valor da gasolina, etanol e diesel foi de que “[os combustíveis] serão reajustados em função do efeito imediato da MP 1227/24“. A Medida Provisória (MP) foi publicada após estudos do Ministério da Fazenda. 

O que a MP 1227/24 tem haver com o aumento de preço da gasolina?

A MP 1227/24 foi chamada por alguns de “MP do Fim do Mundo”. Ela foi criada para compensar as perdas tributárias do governo com a continuidade da desoneração da folha de pagamento que atinge 17 setores da economia e alguns municípios. 

Com a desoneração algumas empreas e cidades pagam menos impostos, com isso a estimativa é de que as perdas na arrecadação cheguem a R$ 26,3 bilhões no ano. Para compensar esse valor foi criada essa medida provisória.

Por meio desta medida o governo compensaria as perdas tributárias ao limitar a compensação de créditos de PIS e Cofins. No entanto, setores como as empresas de combustível são atingidos e deixam de abater esses créditos no imposto de renda ou contribuição previdenciária.

Como as empresas terão que pagar mais impostos, sem o abatimento, eles resolveram aumentar o valor dos seus produtos

“em adição à dinâmica habituais de repasses, os nossos preços de gasolina, etanol e diesel serão reajustados em função do efeito imediato da MP 1227/24, que restringiu a compensação de créditos tributários de PIS/Cofins”, afirmou a nota da rede Ipiranga. 

Qual será o reajuste no valor dos combustíveis?

Ainda não se sabe em quanto vai subir o valor da gasolina, etanol e diesel, mas há algumas previsões. o IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás) acredita em um aumento de:

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile