Parcelas do Minha Casa, Minha Vida são quitadas e surpreende famílias

Algumas famílias receberam a quitação total das parcelas do Minha Casa, Minha Vida. Isso significa que não precisarão pagar mais nada pela compra do imóvel, e que praticamente ganharam a propriedade de forma gratuita. 

minha casa minha vida
Parcelas do Minha Casa, Minha Vida são quitadas e surpreende famílias
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

As famílias da faixa 1 que possuem renda de no máximo R$ 2.600 por mês podem pagar parcelas do Minha Casa, Minha Vida a partir de R$ 80 por mês. Elas ainda recebem subsídios do governo federal, ou seja, uma parte do valor do imóvel é pago pelo poder público. 

Parcelas do Minha Casa, Minha Vida quitadas pelo governo

Para conseguir quitar as parcelas do Minha Casa, Minha Vida os compradores precisam pagar a mensalidade corretamente. Quem conseguir juntar um dinheiro pode amortizar a dívida, quitando um número de parcelas de uma única vez. 

No entanto, em 2023 uma portaria publicada pelo Ministério das Cidades autorizou que houvesse a quitação total das parcelas do programa a partir de outubro daquele ano. Ou seja, todas as cobranças a partir daquele período poderiam ser ignoradas.

São beneficiados com a decisão do governo:

As parcelas anteriores a outubro de 2023 precisam ser pagas normalmente. 

Como pedir a isenção do financiamento do Minha Casa, Minha Vida?

Com a decisão tomada pelo governo milhares de pessoas que preenchem aos requisitos buscaram ajuda para conseguir a isenção do financiamento no Minha Casa, Minha Vida. 

No entanto, segundo informações do Ministério da Cidade as regras sobre a quitação integral das parcelas de compra da casa própria dizem que:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile