Saldo do FGTS bloqueado? Entenda motivo e saiba como resolver

Trabalhadores de todo o país foram surpreendidos esta semana com uma situação inesperada: o saldo do FGTS bloqueado. O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), um recurso essencial para auxiliar os trabalhadores em casos de demissão, tornou-se mais acessível com a implementação de um sistema virtual. No entanto, uma falha técnica recente gerou preocupação e frustração entre muitos brasileiros.

Saldo do FGTS bloqueado? Entenda motivo e saiba como resolver. (Imagem: FDR)

O bloqueio dos saldos do FGTS teve um impacto significativo na vida financeira de muitos trabalhadores. Muitos tiveram que rever seus planos financeiros, que incluíam o uso do FGTS para despesas imediatas ou investimentos futuros.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o FGTS, confira.

Saldo do FGTS bloqueado

O bloqueio impediu que muitos trabalhadores realizassem qualquer tipo de saque, incluindo o saque-aniversário. Os relatos indicam que os bloqueios variaram entre parciais e totais, afetando principalmente os saldos dos empregos atuais dos cidadãos, enquanto os fundos acumulados em empregos anteriores permaneciam liberados para saque. 

Responsável pela liberação do FGTS, a Caixa Econômica esclareceu que o bloqueio ocorreu devido a uma mudança na data limite para o recolhimento, o que exigiu ajustes nas rotinas de processamento do sistema. A instituição assegurou aos clientes que a situação será resolvida rapidamente e que não será necessário comparecer às agências para o desbloqueio.

Apesar de ser um problema generalizado, o bloqueio do FGTS pode ocorrer em diversas situações. Por exemplo, quando o trabalhador opta pelo saque-aniversário e é demitido dentro de um período de 25 meses após a adesão. Além disso, saldos também podem ser bloqueados se estiverem comprometidos com empréstimos, como a antecipação do saque-aniversário.

O que é o saque-aniversário?

Criado em 2019 como uma alternativa ao saque-rescisão, o saque-aniversário funciona como uma forma dos trabalhadores retirarem uma parte do saldo disponível nas contas do FGTS anualmente, no mês do aniversário. 

O valor disponível para o saque é determinado com base no saldo total  do Fundo daquele trabalhador e, normalmente, é possível retirar uma porcentagem, além de uma quantia fixa adicional.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile