O Governo Federal anunciou uma medida emergencial para apoiar as famílias afetadas pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. Cerca de 30 mil famílias terão acesso ao Auxílio Reconstrução disponibilizado na Caixa Econômica, que prevê um saque de até R$ 5 mil para ajudar na reconstrução de suas vidas.
Este auxílio visa proporcionar suporte financeiro imediato às famílias que tiveram suas moradias e bens destruídos pelas enchentes e fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no último mês. A iniciativa busca garantir que essas famílias possam reconstruir suas casas.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Rio Grande do Sul, confira.
Quem tem direito ao saque?
O Auxílio Reconstrução é destinado a famílias residentes em áreas declaradas em estado de calamidade pública ou situação de emergência pelo Governo Federal.
Para ter direito ao benefício, é necessário que o município tenha decretado oficialmente a situação de desastre e que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) tenha reconhecido a condição.
Além disso, é preciso estar cadastrado ou com os dados atualizados pela prefeitura ao MIDR para conseguir realizar o saque.
Como é possível utilizar o Auxílio Reconstrução?
Com o cadastro realizado, a Caixa começa a organizar a liberação dos pagamentos por lotes, realizando depósitos duas vezes por semana.
Os beneficiários do Auxílio Reconstrução têm várias opções para movimentar os fundos disponibilizados pela Caixa Econômica. Com o aplicativo Caixa Tem, é possível realizar compras utilizando o cartão de débito virtual e QR Code em diversos estabelecimentos comerciais, além da possibilidade de realizar pagamentos de contas e transferências via Pix.
A possibilidade de usar o dinheiro de várias maneiras ajuda as famílias a cuidar melhor das suas necessidades financeiras. Isso diminui o impacto dos problemas que enfrentam, permitindo uma recuperação mais rápida e eficaz.