Restituição do Imposto de Renda: confira tabela completa e datas de pagamento oficiais

O pagamento da Restituição do Imposto de Renda já começou. Só no primeiro lote mais de 5 milhões de contribuintes receberão depósitos. O próximo lote será pago em junho e algumas informações já foram divulgadas; confira.

Restituição do Imposto de Renda: confira tabela completa e datas de pagamento oficiais  (Foto: Jeane de Oliveira/ FDR)

Depois de alguns meses de espera a restituição do Imposto de Renda começou. Ela é paga aos contribuintes que pagaram impostos a mais ao longo de 2023. Ao todo nesse ano a Receita Federal recebeu 42.421.153 declarações, entregues dentro do prazo regular. 

Esse cálculo de impostos é feito a partir dos rendimentos e gastos ao longo do ano. É importante observar as deduções fiscais que são aplicadas pela Receita.

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, nesse ano a Receita Federal mudou as deduções e isenções do Imposto de Renda.

Prioridade na restituição 2024

De acordo com a Receita os seguintes grupos terão prioridade na hora de receber a restituição:

Os moradores do Rio Grande do Sul também foram incluídos nos grupos prioritários fazendo com que o depósito chegue primeiro. Essa ação deve ajudar os cidadãos que perderam tudo nas enchentes que tingiram o estado.

Calendário da restituição 2024

A previsão é de que a consulta ao primeiro lote seja aberta por volta do dia 21 de junho.

Após as datas acima a Receita ainda vai pagar os lotes residuais, que são voltados aos contribuintes que caíram na malha fina. Clicando aqui você aprende a consultar e descobrir se a sua declaração caiu na malha.

Restituição do Imposto de Renda: confira tabela completa e datas de pagamento oficiais  (Foto: Jeane de Oliveira/ FDR)

Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2024?

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página oficial da Receita.  Depois de fazer o login, clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

O que fazer se a restituição não cair na data prevista?

Os clientes Caixa perceberam a falta do depósito em suas contas após o início da restituição.  Antes mesmo disso acontecer a Receita já havia informado que os depósitos são feitos pelos bancos nas contas ou chaves PIX informadas na declaração.

Caso o crédito não seja feito dentro da data prevista, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. 

Nessa situação o contribuinte deve solicitar o resgate pelo site do Banco do Brasil, ou pela Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Após um ano, se o resgate não for solicitado pelo BB, o contribuinte terá que solicitá-lo pelo Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Novo prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda

A Receita Federal reabriu o prazo de entrega da declaração na última segunda-feira, 03. Os contribuintes podem enviar as informações pelo site oficial. A partir de agora quem entregar o documento terá que pagar multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, limitada a 20%, sendo o valor mínimo de R$ 165,74.

Caso o contribuinte não entregue a declaração o seu CPF ficará bloqueado e ele poderá ter alguns problemas. Por exemplo, a impossibilidade de cadastros, movimentações bancárias, inscrição em concursos e mais.

Há ainda a possibilidade de abertura de um processo por sonegação fiscal, nesse caso o contribuinte poderá até mesmo ser condenado à prisão.

Apenas os cidadãos que moram no Rio Grande do Sul ganham uma ampliação no prazo de entrega, que agora poderá ser feita até o mês de agosto desse ano.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile