CRAS comunica inscritos no Bolsa Família sobre suspensão de pagamentos

Os grupos inscritos no Bolsa Família devem estar atentos ao comunicado que será enviado pelo CRAS (Centro de Referência e Assistência Social). Termina em junho o prazo para que milhares de pessoas cumpram com uma das regras de condicionalidade do programa.

bolsa família
CRAS comunica inscritos no Bolsa Família sobre suspensão de pagamentos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Além de ser o ponto de inscrição do Cadastro Único, o CRAS também é um dos únicos canais para relacionamento pessoal entre o cidadão e os serviços de assistência social. Quer dizer, quando há suspensão de pagamentos do Bolsa Família o primeiro passo é procurar por ele.

Muitas pessoas ainda sentem dificuldade em fazer consultas e acessar serviços online. Por conta disso, o CRAS acaba sendo a melhor solução para quem quer tirar dúvidas sobre o pagamento do seu benefício. 

CRAS comunica sobre prazo para cumprir condicionalidades no Bolsa Família

Quem quiser evitar a suspensão de pagamentos do Bolsa Família precisa estar atento as condicionalidades do programa. Isso porque, são essas regras que liberam a continuidade do benefício na conta do cidadao. 

Em relação as condicionalidades de saúde, termina em junho o prazo para que:

  • Todas as crianças de 0 a 7 anos de idade passem pelo processo de acompanhamento nutricional;
  • O acompanhamento é feito em um posto de saúde do município;
  • Os funcionários do posto vão medir a altura e o peso da criança. Essas informações serão cadastradas no portal do governo. 

O objetivo do acompanhamento nutricional é verificar se as crianças seguem o peso e a altura ideais para sua idade, conforme os parâmetros mundiais. 

Como pedir reativação do Bolsa Família no CRAS?

Caso não tenha cumprido com as condicionalidades, que além do acompanhamento de saúde ainda incluí frequência escolar das crianças e jovens, e pré-natal de gestantes. O cidadão terá o pagamento do Bolsa Família suspenso

O pedido pela reativação do seu benefício é feito no CRAS:

  • Cumpra com a condicionalidade exigida e peça o comprovante de que realizou o procedimento;
  • Compareça ao CRAS na data e hora marcada;
  • Apresente o documento que comprove que atualizou as condicionalidades como deveria;
  • Aguarde a liberação do seu benefício. 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com