Aposentadoria sem idade mínima? Veja como receber o benefício mais cedo

Com as regras atuais se aposentar ficou mais difícil, mas não para algumas pessoas que podem pedir a aposentadoria sem idade mínima. O benefício também é concedido pelo INSS e o melhor, com um valor mensal maior. Mas, algumas regras são aplicadas; confira se você atende a elas.

Aposentadoria sem idade mínima? Veja como receber o benefício mais cedo (Imagem: FDR)

Nas regras que são aplicadas atualmente pelo INSS para se aposentar é necessário ter 35 anos de contribuição, se mulher e 30 anos, se homem. Essa idade progressiva acabou adiando esse descanso para muitos trabalhadores. Mas, alguns ainda podem pedir a aposentadoria sem idade mínima.

Aposentadoria sem idade mínima

  • Com a Reforma da Previdência passou-se a utilizar a fórmula 86/96, a partir dela é possível se aposentar mais cedo.
  • Para isso é necessário que a mulher tenha 30 anos de contribuição e o homem 35.
  • Nessa regra são somados o tempo de contribuição + a idade do contribuinte.
  • Dessa forma o contribuinte deve fazer a pontuação mínima de 88 pontos, se mulher e 98 pontos, se homem.
  • Por exemplo, se uma mulher tiver 57 anos de idade e 31 anos de contribuição ela poderá se aposentar usando essa fórmula, pois, 53+35=88 pontos.
  • Essa pontuação tem aumentado ao longo dos últimos anos, e em 2027 deve atingir a estabilidade, ficando fixada em 90 mulheres para as mulheres e 100 para os homens.

Valor maior de aposentadoria

  • Essa pode ser uma alternativa interessante ao fator previdenciário, com isso o cidadão poderia receber 100% do seu salário de contribuição, ou seja, se aposentar com a mesma remuneração que teve enquanto trabalhava.
  • Atualmente o valor do benefício dos segurados do INSS é de 60% do salário de contribuição.
  • Para dar entrada nessa aposentadoria acesse o site Meu INSS.

Segundo apuração da especialista do FDR, Lila Cunha, o INSS fez atualizações recentes que mudarão a vida dos aposentados

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.