CORTES no valor do 13º salário do INSS geram dúvidas nos aposentados

Desde o final do mês de abril, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social estão recebendo um aumento no valor dos seus salários. Porém, neste mês, os idosos se surpreenderam ao receber o benefício com desconto. 

CORTES no valor do 13º salário do INSS geram dúvidas nos aposentados
Imagem: FDR

O valor extra no salário dos idosos é referente ao pagamento do benefício do 13º salário, que começou a ser pago no final de abril e foi dividido em duas parcelas. O extra representa um alívio financeiro no orçamento de diversos brasileiros, porém, alguns idosos podem sofrer com um corte na quantia da segunda parcela. 

Isso acontece porque alguns dos beneficiários receberão a aposentadoria e o valor da segunda parcela do 13º com um corte por causa do pagamento do Imposto de Renda. 

Cortes no pagamento do 13º salário dos idosos

O benefício extra é liberado, normalmente, para os brasileiros no segundo semestre. Porém, nos últimos anos, o Governo Federal vem antecipando o pagamento para estimular a economia do país. Os aposentados e pensionistas são os primeiros a receber o extra. 

Como consultar o valor da segunda parcela do 13º?

Pagamento do 13º salário

Segundo a especialista Lila Cunha, o pagamento é liberado de acordo com o dígito que antecede o hífen no número da aposentadoria do INSS. A cada dia, um número diferente é contemplado. O benefício foi disponibilizado desde o dia 24 de maio. Veja o calendário completo. 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile