70% dos brasileiros são CONVOCADOS a renovar o documento de identidade; veja antes do prazo final

Brasileiros já podem renovar o documento de identidade e aposentar o número do RG. Emissão já está disponível em 24 unidades federativas do país e pode ser feita de forma gratuita. Conheça a nota Carteira de Identidade Nacional, a CIN.

70% dos brasileiros são CONVOCADOS a renovar o documento de identidade; veja antes do prazo final  (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Um documento mais moderno e com unificação de bancos de dados, essa é a Carteira de Identidade Nacional. A emissão já é feita no país e 7,5 milhões de pessoas já possuem o novo documento de identidade. Esse é o momento em que o antigo RG será aposentado.

a emissão já é feita em 24 unidades da federação, a expectativa é de que até 2026 seja atingida a marca de 70% dos brasileiros com o novo documento. 

A CIN foi criada para servir como um padrão nacional, como o próprio nome já fala. A intenção é oferecer mais segurança aos brasileiros quanto aos seus dados pessoais.

Carteira de Identidade Nacional

  • O documento traz alguns elementos de segurança para os cidadãos.
  • Na CIN a digital foi substituída por um QR Code que traz uma segurança maior ao documento.
  • Outra mudança é a extinção do número do RG, em seu lugar será usado o CPF.
  • Com um padrão nacional o cidadão terá apenas um único documento que poderá ser emitido em qualquer estado brasileiro.
  • No dia 28 de maio, a justiça do Distrito Federal determinou que documento não tenha apresente informações relacionadas ao gênero do cidadão, promovendo maior inclusão para a população trans. 
  • Outro ponto positivo é a inclusão de deficiências, caso o cidadão possua.
  • Na carteira também podem ser inseridos os números do título, PIS, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e outros documentos.
  • Esse novo documento deve acelerar o acesso a benefícios.

Como emitir a nova carteira de identidade

  • A emissão da primeira e da segunda via são gratuitas em todo o país.
  • Para solicitar a atualização do seu documento procure o órgão responsável pela identificação dos cidadãos na sua cidade.

Uma pauta especial sobre a solicitação do novo documento foi preparada pela especialista do FDR, Laura Alvarenga.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.