VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Brasileiros já podem renovar o documento de identidade e aposentar o número do RG. Emissão já está disponível em 24 unidades federativas do país e pode ser feita de forma gratuita. Conheça a nota Carteira de Identidade Nacional, a CIN.
Um documento mais moderno e com unificação de bancos de dados, essa é a Carteira de Identidade Nacional. A emissão já é feita no país e 7,5 milhões de pessoas já possuem o novo documento de identidade. Esse é o momento em que o antigo RG será aposentado.
a emissão já é feita em 24 unidades da federação, a expectativa é de que até 2026 seja atingida a marca de 70% dos brasileiros com o novo documento.
A CIN foi criada para servir como um padrão nacional, como o próprio nome já fala. A intenção é oferecer mais segurança aos brasileiros quanto aos seus dados pessoais.
Carteira de Identidade Nacional
- O documento traz alguns elementos de segurança para os cidadãos.
- Na CIN a digital foi substituída por um QR Code que traz uma segurança maior ao documento.
- Outra mudança é a extinção do número do RG, em seu lugar será usado o CPF.
- Com um padrão nacional o cidadão terá apenas um único documento que poderá ser emitido em qualquer estado brasileiro.
- No dia 28 de maio, a justiça do Distrito Federal determinou que documento não tenha apresente informações relacionadas ao gênero do cidadão, promovendo maior inclusão para a população trans.
- Outro ponto positivo é a inclusão de deficiências, caso o cidadão possua.
- Na carteira também podem ser inseridos os números do título, PIS, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e outros documentos.
- Esse novo documento deve acelerar o acesso a benefícios.
Como emitir a nova carteira de identidade
- A emissão da primeira e da segunda via são gratuitas em todo o país.
- Para solicitar a atualização do seu documento procure o órgão responsável pela identificação dos cidadãos na sua cidade.
Uma pauta especial sobre a solicitação do novo documento foi preparada pela especialista do FDR, Laura Alvarenga.