CRAS confirma lista dos beneficiários contemplados com o cartão vale-gás

O CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) pode ser um ponto de consulta para descobrir se foi aprovado no vale-gás. Em junho um novo lote de pagamentos será feito, e pelo menos 5,8 milhões de famílias deverão ser contempladas. 

CRAS
CRAS confirma lista dos beneficiários contemplados com o cartão vale-gás
(Foto: FDR)

O vale-gás é um benefício concedido a famílias que vivem em condição de baixa renda. A ajuda liberada pelo governo federal é paga a cada dois meses. Como o último depósito aconteceu em abril o próximo será feito em junho, o valor deve chegar a R$ 100. 

Quem vai receber o vale-gás em junho?

Além do programa nacional, os governos estaduais também liberam o cartão vale-gás. Normalmente, quando o pagamento é feito pelo governo do estado a retirada do cartão é no CRAS. Mas, no auxílio nacional não há cartão, o acesso é feito pelo Caixa Tem. 

Não é possível acumular programa nacional e estadual. Para receber o auxílio para compra do botijão de gás pago pelo governo federal é preciso:

  • Estar inscrito no Cadastro Único;
  • Ter renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa. 

Atender a esses critérios, porém, não é garantia de que vai ser aceito no programa. É preciso ter disponibilidade de orçamento público para novas aprovações. 

Como saber se foi aprovado no vale-gás?

Para conferir se foi aprovado no pagamento do vale-gás o cidadão inscrito no Cadastro Único pode fazer a consulta pelos seguintes canais:

  • CRAS – verificando pessoalmente quais os benefícios aprovados em seu nome;
  • App Bolsa Família – informando o número do seu CPF;
  • Ligando para a Caixa – telefone 111;
  • Ligando para o Ministério do Desenvolvimento Social – telefone 121. 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com