CRAS confirma lista dos beneficiários contemplados com o cartão vale-gás

O CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) pode ser um ponto de consulta para descobrir se foi aprovado no vale-gás. Em junho um novo lote de pagamentos será feito, e pelo menos 5,8 milhões de famílias deverão ser contempladas. 

CRAS
CRAS confirma lista dos beneficiários contemplados com o cartão vale-gás
(Foto: FDR)

O vale-gás é um benefício concedido a famílias que vivem em condição de baixa renda. A ajuda liberada pelo governo federal é paga a cada dois meses. Como o último depósito aconteceu em abril o próximo será feito em junho, o valor deve chegar a R$ 100. 

Quem vai receber o vale-gás em junho?

Além do programa nacional, os governos estaduais também liberam o cartão vale-gás. Normalmente, quando o pagamento é feito pelo governo do estado a retirada do cartão é no CRAS. Mas, no auxílio nacional não há cartão, o acesso é feito pelo Caixa Tem. 

Não é possível acumular programa nacional e estadual. Para receber o auxílio para compra do botijão de gás pago pelo governo federal é preciso:

  • Estar inscrito no Cadastro Único;
  • Ter renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa. 

Atender a esses critérios, porém, não é garantia de que vai ser aceito no programa. É preciso ter disponibilidade de orçamento público para novas aprovações. 

Como saber se foi aprovado no vale-gás?

Para conferir se foi aprovado no pagamento do vale-gás o cidadão inscrito no Cadastro Único pode fazer a consulta pelos seguintes canais:

  • CRAS – verificando pessoalmente quais os benefícios aprovados em seu nome;
  • App Bolsa Família – informando o número do seu CPF;
  • Ligando para a Caixa – telefone 111;
  • Ligando para o Ministério do Desenvolvimento Social – telefone 121. 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com