Pelas regras atuais o INSS analisa a idade do contribuinte e o tempo de contribuição. A última alteração nas regras foi feita em 20199. Mas, em uma das modalidades do Instituto Nacional do Seguro Social é possível ter acesso à aposentadoria mais cedo.
Mudança à vista pode fazer com que os brasileiros se aposentem mais cedo. Uma das comissões do Senado aprovou a alteração da idade mínima para a aposentadoria. Esse recurso não deve estar disponível para todos os cidadãos, por isso confira as regras.
Atualmente o Instituto Nacional do Seguro Social concede a aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, por invalidez ou ainda a especial.
Mudanças nas regras de aposentadoria
- Com a Reforma Tributária o INSS adotou um sistema progressivo, em que a idade mínima e o tempo de contribuição aumentam anualmente.
- Isso tornou a aposentadoria algo mais distante para centenas de brasileiros.
- Nesse ano, por exemplo, o benefício é concedido a partir dos 65 anos, para homens, ou 62 anos, para mulheres.
- Mas, com a aposentadoria especial é possível receber o benefício antes dessa idade.
- Essa modalidade é concedida aos trabalhadores expostos à agentes com potencial risco à saúde.
- Para isso é analisado o tempo de exposição + a idade
Mudança na aposentadoria especial
- Atualmente é necessário ter 15, 20 ou 25 anos de exposição ao agente, além de idade mínima de 55, 58 e 60 anos, respectivamente.
- Mas, o projeto do deputado Alberto Fraga (PL-DF) aprovado na Câmara dos Deputados no mês de abril pode usar isso.
- O texto prevê que a aposentadoria especial seja concedida com os mesmos 15, 20 ou 25 anos de contribuição, mas com redução da idade mínima para 40, 45 e 48 anos, respectivamente.
- Além disso, se aprovado o trabalhador poderá ter uma aposentadoria com 100% do salário de contribuição e não os 60% trazidos pela Reforma da Previdência.
A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica outra forma para se aposentar aos 50 anos.