Um grupo de aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) receberão aumento salarial de 25%. A medida tem aprovação do governo federal e faz parte da legislação previdenciária. Para ter acesso ao acréscimo é preciso solicitar diretamente ao Instituto.
O aumento de 25% no valor da aposentadoria dos idosos do INSS é concedido apenas a quem se aposentou por invalidez. Este é um tipo de bônus que garante uma renda extra para as pessoas que estão acamadas, ou que necessitam de ajuda integralmente para atividades.
Quem tem direito ao adicional de 25% no salário do INSS?
O adicional de 25% é um benefício que pode ser solicitado a qualquer tempo, desde que o segurado esteja aposentado por incapacidade permanente.
Inclusive, é permitido que com o adicional o aposentado passe a receber benefício maior que o salário de contribuição. O adicional na aposentadoria é um direito de quem:
- Se aposentou por meio do Benefício por Incapacidade Permanente (aposentadoria por invalidez);
- Conseguir comprovar por meio de documentos que depende da ajuda de um terceiro para realizar atividades cotidianas, como: tomar banho, se alimentar, ir ao banheiro, andar e etc.
Ou seja, o objetivo do bônus é oferecer para a pessoa inválida a possibilidade de pagar pela ajuda de um terceiro. Como, um cuidador de idosos, um enfermeiro, ou outro alguém que vai exercer essas funções.
Como pedir adicional de 25% na aposentadoria?
O pedido pelo adicional de 25% na aposentadoria acontece de forma online. O aposentado vai encaminhar todos os documentos, como laudo médico, atestado, receitas médicas, comprovantes de gastos de saúde, e etc.
Os peritos médicos vão analisar essa documentação, e caso seja comprovado que o requerente necessita de ajuda, só então o INSS vai conceder o adicional.
- Acesse o Meu INSS e faça login;
- Em “Do que você precisa?” digite “Adicional aposentadoria”;
- Confira se atende aos critérios para receber o bônus;
- Anexe todos os documentos necessários;
- Envie seu pedido.